quarta-feira, 22 de julho de 2009

AS CAUSAS QUE CONDUZIRAM À REVOLUÇÃO DE 1820






A Revolução de 1820 constituiu um acontecimento determinante na História politica e social de Portugal. Esta Revolução inaugurou uma nova época na vida da sociedade Portuguesa.
Podemos considerar que 1820 constituiu o ponto de chegada de um processo que se iniciou muitos anos antes. Efectivamente a implantação do Liberalismo encontra-se associado à Revolução Francesa. As ideias liberais resultantes deste acontecimento começaram a ser divulgadas em Portugal nos finais do século XVIII, através de panfletos, jornais, e publicações. Os adeptos da nova ideologia eram na maioria burgueses e alguns aristocratas cultos. O poder político e absoluto procurou reprimir toda e qualquer manifestação de Liberalismo, perseguindo com alguma violência todos aqueles que partilhavam destas novas ideias. Muitos liberais refugiam-se no estrangeiro, principalmente França e Inglaterra. A partir daqui criam jornais e outros documentos que enviam para Portugal. Apesar das perseguições a adesão ao Liberalismo vai aumentar. Neste contexto temos que destacar também a importância da Maçonaria, que apesar de ser perseguida consegue aumentar o seu número de apoiantes. O Liberalismo cresce de forma lenta mas consistente ate às invasões francesas.
As invasões francesas que foram o resultado da desobediência portuguesa às imposições de Napoleão devido ao Bloqueio Continental, iniciaram uma nova etapa na expansão das ideias liberais. Ao mesmo tempo o conflito militar criou um conjunto de condicionalismos que directa ou indirectamente tiveram uma forte influência na implantação do Liberalismo em 1820. Estamos a referir a fuga da corte portuguesa para o Brasil e a sua prolongada permanência neste território. Este acontecimento provocou grandes transformações que afectaram a economia e a sociedade portuguesa, a mais importante é indiscutivelmente a promoção dos privilégios comerciais do Brasil aos ingleses pelo tratado de 1810. Este documento retirou a exclusividade comercial da burguesia portuguesa sobre os produtos brasileiros. O domínio militar inglês e a repressão que se seguiu foram também determinantes para a criação de um profundo descontentamento em relação à Monarquia e ao estado das coisas.
A tudo isto temos que adicionar a profunda crise económica do estado português que se reflectiu no sector agrícola, comercial e industrial. Todas estas condicionantes despertaram a organização de conspirações, muitas delas abortadas e reprimidas. No entanto na cidade do Porto alguns simpatizantes do Liberalismo formaram uma organização que se denominou de SINÉDRIO, nela participaram personalidades como Ferreira Alves, João Ferreira Viana, entre outros. O principal objectivo do SINÉDRIO era criar as condições para a realização de um movimento revolucionário que instalasse o Regime Liberal em Portugal, e obrigasse o rei D.João VI a regressar do Brasil. No ano de 1820 estalou uma revolução liberal em Espanha, facto que permitiu criar as condições ideais para a realização da revolução. A ausência de Beresford no Brasil foi o elemento que determinou o início da revolução em 24 de Agosto de 1820. Esta data assinalou o fim da Monarquia Absolutista e o início da época contemporânea em Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário