terça-feira, 21 de julho de 2009

O que é? Sociologia





Minha aldeia é todo o
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.

(António Gedeão
)


Há domínios do conhecimento e da actividade profissional que estão instalados na vida social corrente. Fazem parte do mundo social que nos é familiar. Entram, de um modo ou de outro, no nosso dia-a-dia. Não significa isto que os conheçamos em profundidade nem que gastemos muito tempo a meditar sobre cada um deles. Mas temos uma noção da sua existência e de como nos relacionarmos com eles. Temos, a respeito deles, o que a SOCIOLOGIA chama um saber prático.
A perspectiva sociológica
A SOCIOLOGIA é uma ciência com particular propensão para a reflexividade – isto, para examinar criticamente aquilo que ela própria faz (as suas possibilidades, os seus limites, os seus procedimentos), para ponderar as condições em que faz e os efeitos da sua actividade.

Uma das coisas que a SOCIOLOGIA faz ao analisar uma questão é encará-la como um facto social. Procura, desde logo, discernir em que medida um determinado fenómeno é um fenómeno social. A análise sociológica é, sobretudo, uma análise das relações sociais. A perspectiva em que a SOCIOLOGIA se coloca ao procurar fazer luz sobre determinado acontecimento ou aspecto da sociedade consiste, antes de mais, em examiná-lo do ponto de vista do conjunto de relacionamentos sociais, de interdependências entre indivíduos ou grupos, presentes na constituição desse fenómeno social.
Um dos procedimentos típicos da SOCIOLOGIA é o de colocar os factos em estudo no seu contexto social e procurar ver que esclarecimentos é possível daí extrair.
A análise sociológica está particularmente atenta às razões que os indivíduos dão para aquilo que fazem. Procurar compreender e interpretar o sentido que as pessoas atribuem às suas acções é um dos componentes fundamentais do trabalho do sociólogo. Outro componente fundamental da abordagem sociológica consiste em investigar as causas sociais dos factos da sociedade que estuda. Quer isto dizer que tenta explicá-los em termos dos encadeamentos de ocorrências que conduzem ao fenómeno analisado e dos feixes de condições sociais que o envolvem e que, em certa medida, o determinam.
A complementaridade entre a interpretação das razoes e a análise das determinações, umas e outras convergentes na produção de um certo fenómeno social, é uma das pedras -de- toque da perspectiva sociológica.
Em todo o caso, os fenómenos sociais não se reduzem às condições sociais de que emergem e ao sentido com que os intervenientes as vivem. É ainda essencial, na perspectiva da SOCIOLOGIA, descrever a analisar os processos sociais eles próprios. E procura identificar as dinâmicas, mecanismos ou lógicas sociais típicas segundo as quais esses processos sociais decorrem e que lhes dão forma social caracterizável.
Um dos objectivos centrais da SOCIOLOGIA é, precisamente, o de procurar explicitar e decifrar a gramática da vida social.
A SOCIOLOGIA situa-se nesta articulação entre o conhecimento de todos - a experiência de vida nas sociedades contemporâneas - e o desconhecido de muitos: as lógicas ou as gramáticas do relacionamento interpessoal e da acção colectiva, da organização das sociedades e dos processos sociais.
Instrumentos da SOCIOLOGIA
Os saberes comuns, as ideias implícitas e correntes que todos nós utilizamos na vida quotidiana – nomeadamente aquelas que se referem às pessoas e à sociedade – entram, pois, de duas maneiras na análise sociológica.
Por um lado, o olhar sociológico precisa de se distanciar, de romper com o feitiço entorpecedor da evidência tranquila. Para enfrentar os problemas de conhecimento que se lhe colocam, para procurar decifrar os meandros da realidade social, não se pode permitir tomar seja o que for como certo a respeito da vida em sociedade. Não se pode dar ao luxo de aceitar sem inspecção cuidadosa toda e qualquer interpretação que as pessoas e as organizações vão fazendo acerca dos processos sociais em que estão envolvidos. A análise sociológica necessita de explicar os implícitos sociais, de questionar o pretensamente obvio, de procurar ver para além das evidências imediatas. Um dos procedimentos básicos da SOCIOLOGIA é a ruptura com as convicções preconceituosas e com as explicações simplistas que circulam na sociedade a propósito dos fenómenos sociais.
Mas, por outro lado, as ideias e opiniões que as pessoas transportam e manifestam nas suas relações com os outros fazem parte, elas próprias, da realidade social. São mesmo um componente fundamental da sociedade. Constituem, por isso, uma das principais matérias-primas do trabalho sociológico, importa, pois, à SOCIOLOGIA recolhê-las e analisá-las, procurando reconstruir os conjuntos significativos em que se organizam (as configurações simbólicas ou culturais), e relacionando-as com outros aspectos da textura social. Esses outros aspectos são igualmente muito variados. Incluem relações de poder e formas de convívio, actividades quotidianas e acontecimentos excepcionais, organizações diversas e artefactos de toda a espécie produzidos pelo homem em sociedade.
A Sociologia recolhe informação sobre todos estes – e muitos outros - aspectos da sociedade. Fá-lo através de processos de observação, conduzidos de forma sistemática e controlada. Recorre, para tal, a um conjunto de métodos e técnicas de investigação.
Outros instrumentos fundamentais da SOCIOLOGIA, porventura ainda mais importantes que os métodos de observação, são as teorias. A Sociologia dispõe de um conjunto de quadros teóricos. São sistemas coerentes de conceitos e enunciados, de grande generalidade, densidade e concisão, relativos aos fenómenos sociais. Uns têm carácter mais geral e abstracto. Outros referem-se, mais sectorialmente, a certos aspectos da sociedade.
É com base nas teorias sociológicas que é possível elaborar programas de pesquisas para investigar determinados fenómenos sociais. É a reflexão teórica que permite pegar em perguntas correntes e reformulá-las, de modo a construir interrogações consistentes sobre o social, susceptíveis de serem investigadas e analisadas cientificamente, com vista a produzir conhecimentos fundamentados a seu respeito. As teorias são instrumentos. Os sociólogos usam-nas para afinar as interrogações que colocam sobre a sociedade, para orientar as pesquisas que realizam, para interpretar as informações recolhidas por observação.
A prática da Sociologia
A Sociologia estuda a sociedade, que analisa os fenómenos sociais. É uma definição pelo objecto (de estudo).
A Sociologia é uma ciência, que investiga a realidade social segundo procedimentos científicos.
Para se ter uma primeira ideia do que é a Sociologia, é necessário, antes de mais, vê-la em acção.
Regularidades e Singularidades Sociais
A análise sociológica começa, frequentemente, com a detecção de regularidades sociais. Isto é, com a verificação da existência de padrões na vida social, padrões esses que muitas vezes nos passam despercebidos, ou aos quais não somos levados a prestar grande atenção no decurso do nosso dia-a-dia.

Análise sociológica:
A Sociologia analisa o nível social da realidade.
À Sociologia não basta descobrir regularidades sociais. É preciso tentar explicá-las.

Sem comentários:

Enviar um comentário