quarta-feira, 15 de julho de 2009

Edgar Morin

L’ESPRIT DU TEMPS , DE EDGAR MORIN
O ESPÍRITO DO TEMPO - 2 NECROSE, DE EDGAR MORIN
Cultura de massas no século XX
Elementos para uma Sociologia Contemporânea da Cultura de Massas.

Resumo/Abstracto
Típica dos anos 60, a noção de “cultura de massas” é, ao mesmo tempo, datada e vaga.
Estabelece um jogo de conceitos para a análise das formas contemporâneas dos produtos da indústria cultural. Depois de uma primeira parte consagrada a pôr em evidência a pertinência do Espírito do Tempo para a fundação de uma sociologia da cultura de massas, o artigo propões, numa segunda parte, uma actualização dos conceitos de ambivalência, de mito, de reversibilidade e de ambiguidade.

PALAVRAS-CHAVES:
REVERSIBILIDADE
AMBIGUIDADE
AMBIVALÊNCIA
REALIDADE
INDÚSTRIA CULTURAL
MÉDIA
ESTÉTICA
DEMOCRACIA
COMUNICAÇÃO
IMAGINÁRIO COLECTIVO
CONSUMO
INDIVIDUALISMO
FELICIDADE
MITO
CULTURA DE MASSAS

Sem comentários:

Enviar um comentário